quinta-feira, 13 de março de 2008

Coisas estranhas que você pode fazer com seu corpo


Levantar somente uma sobrancelha

Antes de começar os testes, tenha certeza que seus colegas de trabalho não vão achá-lo um(a) louco(a), risos.

A capacidade de movimentar sobrancelhas pode ser uma característica evolutiva. Babuínos, mandris e macacos levantam suas sobrancelhas como um gesto de ameaça.

Para quem não consegue e deseja fazer (principalmente os geeks que querem imitar Dr. Spock), seguem algumas dicas para ajudá-lo:

1. Comece por manter uma sobrancelhas para baixo e com a mão segure a outra. Pratique em frente ao espelho para que você possa detectar os movimentos musculares corretos para fazer somente uma sobrancelhas movimentar-se.
2. Pratique até que consiga fazer sem a ajuda das mãos.
3. Depois de conseguir, expresse suas emoções de forma diferente.


Lamber seu próprio cotovelo

Vários textos afirmam que é impossível lamber o próprio cotovelo. Pois bem! É óbvio que é muito difícil, porém não é impossível para algumas pessoas. O Guinness recebe cerca de 5 comunicações por dia de pessoas que pensam que são especiais, apenas porque podem lamber os seus cotovelos.



Cusparada

Este hábito é nojeto, mas é curioso. A prática é chamada de "gleeking" nos EUA e significa projetar saliva mediante compressão, assim como um camelo.



Torcer o nariz

Elizabeth Montgomery, a atriz que interpretou Samantha, ficou cansada de receber solicitações de seus fãs para torcer seu nariz. Depois ela começou a se recusar.




Mover as orelhas

Seu gato, o hipopótamo e Jeff Goldblum podem fazer. Mas somente poucas pessoas no mundo podem mexer a orelha. A explicação é científica: "O mecanismo por trás da orelha é muito sofisticado", afirma Bastiaan Meulen, que liderou um estudo de neuropsicologia sobre o movimento das orelhas.

Ao contrário de outros músculos faciais, os músculos dos ouvido tem seus próprios acessórios e uma área de controle muscular, afirma Meulen.



O mecanismo é tão complexo, que você pode não ser capaz de mover as orelhas sem mover seu couro cabeludo, mas você deve ser capaz de aprender a movê-las sem mover suas sobrancelhas.

Estranhos movimentos com a língua

Sobre os movimentos com a língua, existem alguns truques que a maioria das pessoas não podem fazer (a menos que tenha uma câimbra durante uma tentativa).




Espirrar com os olhos abertos

Você não poderá espirrar com os olhos abertos (ou melhor, pode, somente se forçá-los com as suas mãos). Por quê? Porque quando você espirra, o espirro impulsiona os nervos que controlam os músculos do abdômen, tórax, diafragma, pescoço, rosto, pálpebras e outros. Tudo isto acontece automaticamente.

Agora, se você forçar a abertura dos olhos, poderá espirrar sem problemas. Adam Savage do Mythbuster quase arrisca seus olhos tentando fazer a experiência:





Fazer cócegas em você mesmo


É impossível sentir cócegas quando você mesmo faz.

A resposta está na parte de trás do cérebro, em uma área chamada de cerebelo, que está envolvida no monitoramento dos movimentos. Estudos na "University College London", demonstraram que o cerebelo pode prever sensações quando você mesmo faz algum movimento. Quando você tenta fazer cócegas em você mesmo, o cerebelo antecipa-se à sensação e cancelar a resposta.


Uma experiência que paralisa um dedo

Se você nunca tentou, faça essa experiência. Dobre o dedo médio como a imagem mostra e coloque a mão na mesa. Então levantar o polegar, o indicador, e dedo mínimo. Nenhum problema, certo? Agora tente o dedo anelar, sem porém, mexer o demais.

Stepanie Weaver da "Science Made Simple" explica o que ocorre:

O problema é que os tendões estão ligados, de forma que quando seu dedo médio é dobrado impede o anelar seja movimentado. Daí a sensação de que seu dedo está parado!



Escrever o número 6 no ar, enquanto faz círculos no sentido horário com o pé

Quer saber se você é multitarefa? Tente isso: enquanto estiver sentado, levante o seu pé direito e faça círculos no sentido horário. Enquanto isso, faça o número 6 com a sua mão direita. Você não for multitarefa, seu pé vai mudar de direção.

Da mesma forma: mova sua perna direita em círculos no sentido horário e anti-horário logo em seguida e faça o número 8, com a sua mão direita.

Outra coisa complicada para fazer: rodar simultaneamente os dedos de ambas as mãos no sentido horário.

Fonte: O Buteco da Net

Nenhum comentário: